domingo, 15 de maio de 2011

: Açude Umarí em Madalena, uma luta dos sertanejos pela vida

Foto (Carlos Emilio)
 Esta é uma das imagens mais recentes do açude Umarí em Madalena, com capacidade para receber  35.000.000m³  de aguá, sua parede está  entre as comunidades, Salgadinho e Manga, sua construção era um antigo desejo do povo de Madalena, um povo sofrido por não ter o que é mais precioso  para sobreviver, aguá,  principalmente quando chegava o verão.
Foto (Alex Pimentel)
As  cenas de carro pipa  ainda  são muito comuns no sertão do Ceará, "por não haver uma política  hidrica verdadeira para a região", afirma  a coordenação do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra - MST  de  Madalena,  "o problema do Nordeste não é a seca e sim as cercas"  completa.
 Suas águas irão abastecer através de uma adultora além da sede do município, os distritos de São José da Macaóca em Madalena e Lagôa do Mato em Itatira.
                                                                         
                                                                                           
A inauguração deverá acontecer nos próximos dias com a presença do governador do estado Cid Ferreira Gomes, conforme informações da Prefeitura Municipal de Madalena, mais a data ainda não foi divulgada.  

Esse dia será histórico para Madalena,  já que os principais movimentos sociais  do Municipio,   o  MST e o Sindicato dos trabalhadores rurais já anunciaram publicamente que irão realizar um grande protesto contra a mina de Itatáia, para mostrar ao Governador do Estado e a população os maléficios que a mina irá trazer para a região.

A principal preocupação dos movimentos é com a contaminação da  aguá  do açude umari e a  devastação ambiental, como o caso da explosão da usina de Fukushima no Japão, todos viram o desastre, que deixou centenas de pessoas mortas e muitos desaparecidos.
desatre em Fukushima



A água acumulada até o momento,  já é suficiente para manter o consumo do próximo verão, sem contar que as chuvas ainda continuam caindo sobre os afluentes do açude umarí, porém esse grande sonho esta ameaçado. Caso  o projeto da mina de Itataia se concretizar, esta aguá poderá ser contaminada, e uma pergunta temos que fazer, é melhor evitar um desastre ou financiá-lo Governador Cid Gomes?


parte  dessas informações estão  no blog do Chico Almir

Por  
Marcelo Matos
Estudante do curso de comunicação Social - UFC
I turma de jornalismo da terra
Paulo Henrique
Rádio 25 de maio FM 95,3
twitter
@marcelomatos2

Nenhum comentário:

Postar um comentário