terça-feira, 19 de julho de 2011

Assentamento do MST sedia competição de regatas em Itapipoca, no Ceará

O Assentamento Maceió, no município cearense de Itapipoca, recebeu competidores e visitantes para a realização de sua 1ª Regata de Paquetes, nos dias 16 e 17 de julho.
A regata teve como tema “Território, pesca artesanal e turismo comunitário: Em defesa da nossa cultura!”.
A atividade foi organizada pelo MST e pela Associação de Pescadores do Imóvel Maceió (ASPIM), em parceria com a Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum).
As regatas de pescadores são tradicionais nas comunidades da zona costeira do Ceará. Os vencedores são aqueles que demonstram maior habilidade de navegação no mar.
foto (9)

A competição é muito valorizada pelos moradores das praias cearenses, pois representa uma celebração da cultura dos povos do mar e da resistência frente a especulação imobiliária e a degradação ambiental vivenciados cotidianamente pelas populações costeiras.

Nessa primeira edição da regata, o Assentamento Maceió festejou sua vitoriosa história de mais de 30 anos de luta pelo território.
A vitória mais recente do assentamento foi o reconhecimento, por meio de decisão judicial do dia 7 de julho, do direito de posse e uso da faixa de praia para a comunidade.
Esse espaço funciona como porto de embarcações, além de local onde encontram-se erguidas as barracas que guardam redes e demais petrechos dos pescadores.
A área está em disputa com o empresário e especulador imobiliário Antonio Júlio de Jesus Trindade, o “Pirata”, que desde 2002 tenta tomar as terras onde pescadores e pescadoras partilham trabalho, lazer e afetividade.
A 1ª Regata do Maceió teve apoio do Banco do Nordeste, do Governo do Estado e do Instituto Agropolo. Foram realizadas também apresentações culturais.
O Assentamento do Imóvel de Maceió está localizado na planície litorânea oeste do Ceará, no município de Itapipoca, distante 150 km de Fortaleza, possui uma área de 5.844,72 hectares, formada por zonas de praia e pós-praia, campos de dunas, lagoas, riachos e mata de tabuleiro. 
Uma grande característica do assentamento é a sua luta pelo território (terra, praia e mar), que é ameaçado por grandes empreendimentos. Sua história de resistência resultou na aproximação dos assentados com o MST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário