segunda-feira, 20 de junho de 2011

MST conquista mais uma escola do campo no Ceará

 
 Por Genivando Santos e Marcelo Matos Da Página
 MST

Mais uma escola do campo foi erguida com a luta dos trabalhadores rurais nas áreas da Reforma Agrária no Ceará. O assentamento Santana, no município de Monsenhor Tabosa, na região dos Inhamuns, conquistou a Escola de Ensino Fundamental e Médio Florestan Fernandes.
O ato de inauguração aconteceu na terça-feira (14/6) com a participação de mais de 500 trabalhadores, entre alunos, convidados e autoridades locais, além de vários movimentos sociais.
Na festa, houve um almoço coletivo oferecido pelo assentamento aos convidados. A assentada dona Lurdes estava entusiasmada com a inauguração da escola. “Foi uma conquista de uma luta de 24 anos de luta dos trabalhadores Sem Terra. Nada que temos até hoje foi nos dado, e sim conquistado por nós”, disse.
A secretária estadual da educação, professora Izolda  Cela, participou do ato e representou governador Cid Gomes (PSB). Ela destacou a importância do governo investir mais na educação do campo. “Criamos uma célula na secretaria que cuida só da educação do campo para atender a população, que em outros governos eram excluídas das políticas governamentais“, afirmou. “Precisamos nos unir em prol da educação. Esse povo tem o direito a uma educação de qualidade”.
As escolas do campo são frutos da luta do MST  por uma educação de qualidade, que leva em consideração as especificidades do povo camponês. Nessa luta, já foram conquistadas 10 escolas, das quais  três já foram inauguradas nos assentamentos 25 de maio, em Madalena, Lagoa do Mineiro, em Itarema, e em Maceió, em Itapipoca.
A escola do assentamento Santana tem a mesma estrutura física, com capacidade para 500 alunos. Porém, não é só o prédio que impressiona. Para a coordenadora estadual do setor de educação do MST, Irinelda Monte Lopes, “não adianta ter só o prédio, é preciso implementar a pedagogia do campo”.
A participação coletiva, a organicidade, os trabalhos práticos são uma das marcas que diferencia as escolas do MST das demais. “O MST tem clareza de que a conquista da escola vai contribuir muito para o desenvolvimento do campo, mas sabemos que temos muitos desafios pela frente, entre eles a formação continuada para os educadores e educadoras do campo” completa Irinelda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário